quinta-feira, 23 de abril de 2009

Expansão das Multinacionais

Transnacionais e Multinacionais

As empresas, transnacionais não são nada, mas que empresas que nasceram em um determinado local que tem certa nacionalidade com determinado local, com a expansão dessas empresas elas deixam de ser nacionais. Tornando-se multinacionais a medida que ela se expandi pelo o mundo,para que os produtos fossem aceito nos mercados dos países.

Uma das principais características de uma transnacional é produzir componentes de um produto num país, fazer a montagem em um segundo país vender o produto em um terceiro país, e assim em diante.No Brasil isso acontece com muita freqüência no setor automobilístico.Um carro da linha Fiat,por exemplo pode ser encontrados componentes independentes reunindo de vários países , as transnacionais são independentes e possui interesses próprios.


O enfraquecimento do Estado-Nação

A Ciência Política, um ramo das ciências humanas, define Estado-Nação com conjunto que congrega um povo, seu governo e seu território. O Estado – Nação poderá desaparecer dentro de alguns anos, pois o processo de globalização está acabando com as fronteiras e deixando uma nação única, ou seja, unificada.
A indústria automobilística brasileiras em tempos de globalização

As peças automobilísticas são fabricadas em um determinado local e o modulo chega pronto á montadora de veículos.

Ultimamente ouve uma grande queda de emprego no setor automobilístico, pois o trabalho que era realizado por pessoas foram substituídos pelo o de robôs ouve um grande desemprego.