quinta-feira, 7 de maio de 2009

Capítulo 6 - Globalização e desemprego

Globalização e desemprego



Alguns fatores são responsáveis por esse aumento de desemprego por essas alterações que vem ocorrendo no mercado consumidor o maior das causas é o avanço tecnológico, um exemplo é a indústria automobilística substituição de mão-de-obra pela de maquinas, robôs e computadores. O único tipo de uso de seres humanos é na parte técnica.






Desemprego estrutural.

O desemprego estrutural significa que quando ocorre uma mudança numa empresa,isto pode estar acontecendo porque um setor inteiro está sendo desativado.A terceirização nada mais é do que a prestação autônoma de serviços. Um exemplo de contabilidade, as empresas costumavam ter contatos para cuidar de sues balanços e controles financeiros.




Desemprego no Brasil.

As razões do desemprego no Brasil é a queda de consumo e custo de produção elevada, as industriais sofrem queda de consumo aumento de concorrência e diminuição de produção.Às vezes a diminuição com mudanças nas grandes metrópoles, por exemplo, o custo de mão-de-obra, dos terrenos de construções civis e mesmo dos impostos é elevado.






Capítulo 5 - Globalização dos meios de produção

Condições e favoráveis

Para que o processo de globalização atingisse os meios de produção, foi necessário que houvesse no mundo condições favoráveis para tanto.O fator que mais contribuiu para isso foi, como já dissemos, o desenvolvimento dos meios de comunicação e de transporte.Com o lançamento de satélites é possível nos comunicarmos, hoje, com qualquer canto do planeta via telefone, fax, televisão, radio e internet. O meio de transporte que mais se desenvolveu para acompanhar o progresso das telecomunicações foi o avião. Os progressos da aviação comercial chegaram ao limite da produção de supersônicos.


Globalização e riqueza

O maior problema da globalização foi que pego muita gente desprevenida. É preciso pensar mais e trabalhar ostensivamente em projetos para o nosso desenvolvimento, pois certamente estaremos melhores em termos de competitividade internacional.O produto Interno Bruto aumento quase vinte vezes na ultima década.